Falando sobre drogas e sonhos perdidos, policial já alcançou mais de 30 mil pessoas

28 Fev

Há mais de 10 anos atuando como policial federal, um agente de Campo Grande percebeu que a repressão é necessária, mas o essencial para combater o uso de drogas e toda a desgraça que ela traz para a vida de uma pessoa é a prevenção. Com um trabalho de formiguinha, em escolas, associações e igrejas, nos dias de folga, André Salineiro já alcançou mais de 30 mil pessoas com suas palestras para adolescentes, jovens, pais e mães.

São sete anos percorrendo as instituições com a palestra gratuita, que traz resultados. “Não falo para não usarem drogas. Faço um bate-papo, mostrando como elas destroem as pessoas, tanto no físico como no psíquico e o que isso tem a ver com os sonhos. Ninguém quer ser um derrotado, ser preso com drogas, mas os sonhos ficam no meio do caminho, quando a droga entra em cena. É uma palestra de motivação para plantar uma semente e fico feliz em ver que, muitas vezes, os pais comentam que a palestra despertou algo diferente”, conta o agente.

O policial não omite que drogas dão prazer, mas lembra que o preço a ser pago é altíssimo. Quem paga não é apenas o usuário, mas a família e todos ao redor, num raio que não se pode medir, porque a droga desencadeia crimes, desde furto, roubo, até homicídios. “Tudo isso, ocorre porque as drogas simplesmente chacoalham o sistema nervoso e na vida todos buscam o prazer, mas aí fica a pergunta: será que compensa?”, diz Salineiro.

A ideia das palestras veio depois que ele flagrou um jovem usando entorpecentes. Ele resolveu bater um papo e entender o que se passava na cabeça dele. “No meio dessa conversa, percebi que ele não precisava de droga, mas de atenção. Naquele momento, vi que a prevenção é um método mais eficaz do que a repressão”, lembra. Inserir as palestras na rotina não é simples, mas a demanda só aumenta e ver os resultados entre jovens que ficam tocados e agradecem a atenção é o que motiva o policial, que também dá dicas de concurso e de como ingressar na PF, por meio de vídeos no Youtube.

Lançamento – No dia 14 de março (quinta-feira), Salineiro lançará o livro “Agente Federal: A Saga de Uma Vida Policial”, pela Editora Life. Será na Livraria Lê, às 19h. Baseado em fatos da rotina dele, junto ao agente Mário Felice Ribas, o livro traz situações do cotidiano, que geram curiosidade e despertam a admiração por essa instituição que tem ganhado, cada vez mais, destaque no combate ao crime, no Brasil. Intensos, os relatos são leitura indispensável para quem tem o sonho de integrar a PF e àqueles que apreciam o êxtase dos desfechos de difíceis investigações, pelas quais perpassam o esgotamento físico e psicológico, retidão, entusiasmo, bravura e coragem.

 

Youtube – https://www.youtube.com/andresalineiropolicialfederal

Instagram – @andresalineiro

Facebook – www.facebook.com/andresalineiro/

#ENQUETE

O que pode melhorar a Segurança Pública?

GABINETE

ITINERANTE