Detentos vão fazer limpeza para Prefeitura, em projeto proposto por Salineiro e TJMS

07 Fev

A Prefeitura de Campo Grande e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) assinaram acordo para que detentos do regime semiaberto prestem serviços de manutenção e limpeza de praças, parques, calçadas e cemitérios da Capital. A implantação do projeto começou a ser discutida em 2017, quando o vereador André Salineiro levou ao conhecimento do prefeito  Marcos Trad o trabalho que já era realizado em parceria entre o TJ e o Governo do Estado. A ideia é estimular o trabalho para que os detentos não voltem ao crime e economizar dinheiro público.

Na ocasião o juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal, expôs ao chefe do Executivo detalhes sobre a economia de dinheiro público gerada com o projeto. De início, 50 detentos vão compor dez equipes de trabalho para atender todas as regiões da cidade, a serviço da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

Segundo o vereador Salineiro, milhões já foram economizados no Governo do Estado e o índice de reincidência é bem menor entre os detentos que estão trabalhando. “Direto recebo pedidos de limpeza em áreas públicas e são solicitações que, às vezes, demoram a serem atendidas. Agora, haverá mais equipes com homens do regime semi-aberto somando nesse trabalho. Tenho total confiança nesse projeto, porque tem o apoio do Conselho da Comunidade, que acompanha cada um dos detentos e nunca houve problemas, pelo contrário, os serviços sempre foram muito bem realizados, com a mão de obra deles em reformas de escolas e limpeza de áreas públicas estaduais. Além disso, significa economia do dinheiro público”, comentou o vereador.

MAIS SOBRE O TRABALHO DO VEREADOR

Salineiro apresentou mais de 100 projetos e 46 já viraram lei. Clique aqui para ver todos os projetos. Acompanhe o vereador de Campo Grande nas redes sociais Instagram: @andresalineiro, no Facebook: Salineiro Policial Federal e Twitter @andresalineiro. Os projetos abrangem desconto e parcelamento de impostos para moradores e empresários, causa animal, incentivo ao esporte e patrocínio de atletas, valorização da mulher, segurança pública, desburocratização do serviço público, direito das pessoas idosas e com deficiência, educação, inclusão social, combate à corrupção, ressocialização e sustentabilidade, entre outros.

 

 

#ENQUETE

O que pode melhorar a Segurança Pública?

GABINETE

ITINERANTE